Tecnologia para gestão da arborização recebe premiação na Câmara de Piracicaba

Diretor da Propark recebe prêmio por trabalho de identificação de árvores com o uso de dispositivos de radiofrequência
18 de June de 2019
Piracicaba investe em Plano de Arborização para valorizar o cenário urbano e garantir melhor qualidade de vida à população
1 de November de 2019
Mostrar todos

Tecnologia para gestão da arborização recebe premiação na Câmara de Piracicaba

O engenheiro agrônomo Dr. Marcelo Machado Leão, Ph.D. recebe na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Piracicaba pelo desenvolvimento de projeto de sistema informatizado para a gestão da arborização urbana – tecnologia ambientalmente positiva –, em nome da equipe técnica da qual é coordenador.  

A aprovação da propositura, da autoria da Vereadora Nancy Ferruzzi Thame, ocorreu durante a 40ª reunião ordinária da Câmara, por maioria simples. “A relevância do projeto reside no fato de que a arborização urbana representa um importante fator para melhorar a qualidade de vida dos habitantes das cidades”, diz Nancy, na ocasião.

De fato, as árvores contribuem para reduzir as “ilhas de calor”, filtrar os poluentes da atmosfera, diminuir a intensidade dos ruídos, minimizar o impacto das águas pluviais, valorizar a paisagem, além de proporcionar abrigo e alimentação à fauna.

Essa situação benéfica pode, no entanto, se transformar em sérios problemas para a comunidade, com a eventual queda de árvores e de seus ramos, que se traduzem em danos ao patrimônio, interrupções de energia e de comunicação, interferências no trânsito e, até mesmo, causando acidentes com pessoas, das mais diversas proporções. Tais prejuízos podem ser evitados ou minimizados com o correto manejo dessa vegetação que, muitas vezes, não é observado. 

Para facilitar a gestão desse importante patrimônio vegetal, foi concebido o projeto “Desenvolvimento de software destinado à avaliação dos riscos de queda de árvores em áreas urbanas”, pela Propark Paisagismo e Ambiente Ltda., que se dedica às atividades de paisagismo e conservação da natureza, em vários pontos do país, empresa fundada em 1971 pelo também engenheiro agrônomo José Flávio Machado Leão e da qual Marcelo Leão é diretor. 

O projeto iniciado em 2015, atualmente em fase final, pretende oferecer ao mercado um sistema (software) denominado Arbolink, com tecnologia nacional, perfeitamente adaptado às condições das cidades brasileiras, para determinar e quantificar com rapidez, segurança, eficiência os eventuais riscos de queda de árvores, minimizando a subjetividade do processo de decisão sobre o seu futuro – manejo ou erradicação. Para tanto, o trabalho recebeu o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), por meio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas. 

Um dos desdobramentos do projeto são os experimentos realizados em São Paulo pelo engenheiro Marcelo Leão para identificação de árvores, com o emprego de microchips de radiofrequência (RFDI), em parceria com Prefeitura paulistana. “Esse mecanismo funciona como uma cédula de identidade para os indivíduos arbóreos, permitindo seu cadastramento e monitoramento ao longo da sua existência”, explica ele, que construiu sua carreira acadêmica na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, onde se formou em 2002, cursou o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado e hoje é professor em nível de pós-graduação do  Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege). Por esse trabalho, o engenheiro conquistou o prêmio Dorothy Stang em junho de 2019, na categoria de Tecnologia, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. 
Informações complementares sobre a 

Entrega de Moção de Aplausos ao Dr. Marcelo Machado Leão

Data: 29-8-2019 – 19h30

Local: Câmara de Vereadores de Piracicaba

Rua Alferes José Caetano, 834 – Piracicaba – SPconvite_com_foto

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *